Psicanálise: Entenda o Que É e Qual Sua Importância
A Psicanálise é um método criado pelo neurologista Sigmund Freud para analisar o inconsciente. Segundo Freud, nem sempre temos consciência das verdadeiras causas de nossas ações e desejos mais profundos, pois elas ficam "esquecidas". No entanto, esses conteúdos sempre tentam acessar a consciência de alguma forma – seja por meio de atos falhos, sonhos ou sintomas.
Agora pense: você já parou para se perguntar por que sofre com ansiedade, depressão, síndrome do pânico ou fobias? Esses sintomas têm uma causa! E, na maioria das vezes, essa causa está reprimida no inconsciente. Mas por que esquecemos as razões do nosso sofrimento? Porque elas estão ligadas a experiências traumáticas.
Então surge outra questão: se essas memórias causam dor, por que revivê-las na análise? Como mencionei no início, os conteúdos inconscientes sempre tentam emergir. Quando passamos por situações que se assemelham a nossos traumas passados, os sintomas reaparecem.
Importante! A Psicanálise não promete cura ou o desaparecimento dos sintomas. Seu propósito é trazer à consciência as origens do sofrimento, ajudando você a compreender os padrões que mantêm essa dor. E a melhora dos sintomas? Essa pode ser uma consequência do processo e, muitas vezes, uma escolha do próprio analisando. Quando entendemos o que nos faz sofrer, podemos nos sentir mais livres para fazer novas escolhas.
Vale lembrar que a análise é um processo profundo, que exige tempo e pode ser doloroso. Mas o autoconhecimento conquistado ao longo do caminho traz benefícios transformadores.
Acompanhe meu blog! Em breve, falarei mais sobre os ganhos da Psicanálise.
Até mais!

Comentários
Postar um comentário